Vozes de mulheres imigrantes: projeto do IPBragança em debate na PpDM

Voices of Immigrant Women é um projeto que visa tornar as Instituições de Ensino Superior (IES) mais inclusivas, promovendo uma compreensão holística das questões de género nos fluxos migratórios, abordando o grande desafio societal representado pelas migrações e, mais concretamente, os fluxos migratórios das mulheres no atual contexto europeu. As organizações-membros da PpDM conheceram o projeto, promovido em Portugal pelo IPBragança, relativamente ao qual foram auscultadas na tarde da Assembleia Geral, no âmbito de uma iniciativa associada ao programa da reunião estatutária.

Voices of Immigrant Women

Num contexto em que as deslocações internacionais aumentam devido a situações de “conflito, perseguições, situações de degradação e alterações ambientais” (Report on Migrations in the World, 2017), a garantia de “segurança, ordem e regularidade da migração, respeitando plenamente os Direitos Humanos” (Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, 2015) é um aspeto crucial.

Nos últimos anos, na Europa, as migrações estão também no cerne dos conflitos sociais e políticos, principalmente devido aos “custos materiais para as sociedades” e da “ameaça às identidades nacionais”. Neste contexto, em que as migrações femininas representam 50% dos movimentos populacionais, a inclusão de uma perspetiva de género nas migrações internacionais é essencial.

Grupos-alvo: Estudantes do ensino superior de diferentes disciplinas como ciências sociais, educação social, educação, psicologia, saúde e estudos médicos, estudos jurídicos, investigadoras/es, professoras/es do Ensino Superior e profissionais que trabalham na área. Mulheres imigrantes que também beneficiarão, a longo prazo, das competências desenvolvidas pelas técnicas/os, incluídas/os no grupo-alvo direto.

Produtos:

• Um mapa de estudos de caso que abordará a compreensão holística e multidimensional dos processos de migração feminina, incluindo as diferenças e especificidades relacionadas com os países de origem, trânsito e destino e todas as condições contextuais que afetam as trajetórias das mulheres migrantes em direção a diferentes resultados como uma integração bem sucedida ou posições marginais na sociedade de acolhimento.
  • Um pacote de e-learning que visa preparar as e os estudantes de ciências sociais para lidarem com a integração das mulheres migrantes combatendo a discriminação, segregação, racismo, perseguição e violência, e transversalmente abordar as necessidades dessas e desses estudantes, que apesar de estudarem para profissões não diretamente ligadas ao fenómeno migratório podem ser chamados a enfrentar e interagir com as questões de integração das mulheres migrantes.
  • Um conjunto de recomendações políticas que fornecem propostas práticas de intervenção orientadas para decisoras e decisores de política, envolvidos em todos os níveis do ensino superior e nas políticas de integração de migrantes.

Para além da apresentação do projeto pelo IPBragança, o debate na PpDM centrou-se nas experiências na primeira pessoa – em particular das nossas colegas da Mén Non – Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal e da Associação de Mulheres Cabo-Verdianas na Diáspora em Portugal – bem como de organizações de mulheres que têm trabalhado com mulheres imigrantes, entre outras o Graal. Foram ainda colocadas questões particulares que as mulheres imigrantes enfrentam, nomeadamente quanto a perigos relacionados com o tráfico para fins de exploração sexual e a prostituição no contexto das migrações globais, bem como ao nível da burocracia e da saúde.

O Projeto Voices of Immigrant Women é financiado pela Comissão Europeia através da Agência Nacional Espanhola para o Programa Erasmus+.